PLANO DE AULA- ENSINO MÉDIO
IDENTIFICAÇÃO
Professor(a): Disciplina: Química
Nível:
Ensino Médio CH: 2h
Mês/Ano:
Março/2013
1
OBJETIVOS:
- Identificar a propriedade física densidade;
- Aplicar o conceito de densidade em situações práticas;
- Realizar experimentos simples, envolvendo a densidade.
2
CONTEÚDOS:
- Densidade.
3
METODOLOGIA:
- Aulas expositivas e dialogadas;
- Discussão de temas abordados no decorrer das aulas;
- Aula experimental;
- Aulas de vídeo.
4
RECURSOS DE ENSINO:
- Lousa e pincel para quadro branco;
- Experimentações – materiais e reagentes: recipiente de vidro, bola de gude, bolinha de isopor, papel alumínio, gelo, água e álcool;
- Material didático;
- Data Show.
5
AVALIAÇÃO:
A
avaliação será realizada de maneira mediadora e contínua, na qual
o aluno será acompanhado no processo e no final das atividades.
Serão avaliados outros critérios como, a participação de cada
aluno nas discussões coletivas, no estudo realizado, seu interesse,
dos trabalhos individuais feitos em sala de aula e das interpretações
dos experimentos feitos em sala de aula.
6
REFERÊNCIAS CONSULTADAS:
Disponível em: <http://www.manualdomundo.com.br/2011/08/torre-de-liquidos/>. Acesso em: 15.03.2013
Disponível em: <http://www.manualdomundo.com.br/2012/04/degelo-colorido-experiencia-facil-de-fisica/>. Acesso em: 15.03.2013
LISBOA,
JÚLIO C. F. Química, 1° ano:
ensino médio. 1 ed. São Paulo:
Edições SM, 2010.
MACHADO,
Andréa Horta; SILVA, Penha Souza. et al. Proposta
Curricular: Química, Ensino Médio.
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, CBC.
SANTOS,
Wildson Luiz Pereira dos. MÓL, Gerson de Souza. Química
e Sociedade. 1ª ed. São Paulo:
Ed. Nova Geração, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário